Todo mundo pode meditar

outubro 17, 2016


Não sei pra você, mas na minha cabeça meditar sempre foi uma coisa bem distante da minha realidade.
Eu imaginava como deveria me sentar e já sentia dor nas costas antes mesmo de tentar. Achava que era coisa de gente zen demais ou que só os iluminados meditavam "de verdade".
Minha cabeça é barulhenta demais, muito mesmo. Então eu novamente pensava e me limitada: "silenciar a mente? Ah vá. Nem morta que eu vou conseguir!"
Não me dava a chance de tentar provavelmente por causa dos estereótipos e regras criados por várias pessoas e que eu aceitava como verdade absoluta sem questionar.
Nesse mundão o que não falta são dicas de como começar a meditar. Tantas que eu até acabava me confundindo. 
Informações diversas, passo a passo de como sentar e como pensar antes de meditar e depois, ouvir música, não ouvir música... quanta coisa pra "decorar"!
Comecei a reparar que a posição famosa nem sempre é a melhor pra todo mundo.
Tem gente que medita deitado, ajoelhado, em pé... no ônibus!
A regra? A regra é que não tem regra!
Depois de algumas pesquisas cheguei a uma conclusão: cada um medita como quer e eu decidi que iria tentar encontrar o meu jeito.
E lá fui eu descobrir qual seria o meu jeito.
Após algumas tentativas, o que funciona atualmente, pra mim, é: sem música, sentada confortavelmente, deixando a mente silenciar aos poucos e sem pressão com os pensamentos que surgem. E tem dado certo.
Um minuto é um ótimo começo pra quem nunca tentou. Bem melhor do que nunca tentar, não é mesmo? Bom, foi assim que eu comecei.
Ainda preciso me aperfeiçoar muito, mas vou indo. Um passinho de cada vez.
Vale lembrar que existem excelentes profissionais espalhados por esse mundão só esperando a chance de ajudar tanto aqueles que querem começar quanto os que querem se aprofundar no assunto.
Caso sinta curiosidade em saber sobre como poderia tentar já, dê uma olhada nesse vídeo. Ele me ajudou a por pra correr boa parte dos mitos da meditação que me impediam de tentar e a encontrar o meu próprio modo.


Uma linda semana pra nós! 

Continue na trilha

2 comentários

  1. Que incrível Vi, eu já tentei meditar, baixei um app que todo mundo falava bem mas não rolou pra mim, acho que não "peguei o jeito", já tentei sentada na cadeira, deitada, sentada no chão, na cama e não deu certo, vou assistir ao vídeo pra ver se eu consigo! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim, Claudinha! Eu ainda estou engatinhando, mas já faz diferença no meu dia.
      Depois me diz se conseguiu! :D

      Excluir

Me diz o que você achou desse post? :D