10 dicas para cuidar de si mesmo com mais amor

março 05, 2017


Esses dias encontrei o meu livro "Jardim Secreto". 
Um daqueles livros de colorir que explodiram há um tempo atrás. Até escrevi um post lá no Blog O mundo de Jess sobre isso. Na época estava muito animada com meu novo livro de colorir.
O tempo passou e eu acabei esquecendo ele em uma gaveta.
Hoje passei boa parte do dia colorindo e lembrando do quando eu sempre adorei isso, desde bem pequenina. Me fez tão bem, mas tão bem! 
Fiquei pensando em como nós muitas vezes guardamos na gavetas coisas que adoramos fazer e substituímos por qualquer outra coisa e até mesmo coisas que não nos fazem bem.
Venho aprendendo a cuidar melhor de mim, a ouvir melhor meus sentimentos e minhas vontades por respeito a mim mesma e para, assim, me tornar alguém melhor para os outros. 
Afinal se não cuidamos de nós como vamos querer cuidar do outro não é verdade?


Estava aqui olhando pro tal livro de colorir e senti vontade de escrever esse post, sobre 10 coisas que tenho incluído na minha rotina para cuidar de mim mesma como mais amor.
Espero, de coração, que as dicas sejam úteis para alguém. 😘

  1. Escutar a si mesmo: é tanto barulho, tantas vozes dizendo o que devemos ou não fazer que parece que nossa voz acaba ficando cada vez mais baixinha. E o nosso coração que sempre sabe todas as respostas, coitado, acaba quase mudo.
  2. Cuidar-se: não só da alma e nem só do corpo, mas de ambos. Separar um momento pra um banho relaxante, fazer as unhas, uma limpeza de pele dessas caseiras mesmo... merecemos ser mimados, todos nós!
  3. Prestar atenção no que fala: já reparou no que fala de si mesmo? O que você tem afirmado a seu respeito para si mesmo e para os outros? Preste atenção e comece a trocar as críticas por elogios.
  4. Dizer não: quando estiver com vontade de dizer não, faça isso. Não se anule por ninguém, a primeira pessoa que temos que respeitar é nada mais ninguém mais e ninguém menos do que nós mesmos.
  5. Fazer o que nos deixa felizes: nada de ser engolido pelos afazeres diários, seja ler, desenhar, assistir a um filme, dançar... faça o que deixa o seu coração mais feliz. Reserve um tempinho pra resgatar velhos hábitos dos quais você sente saudade.
  6. Investir em auto conhecimento: e, consequentemente, ser mais saudável e psicologicamente para, assim, ser uma pessoa melhor para si mesmo e para o outro. O mundo sempre precisa de mais pessoas que façam o bem.
  7. Estar com pessoas positivas: escolha quem você quer ter por perto, não compartilhe sua vida com pessoas que só se queixam o tempo todo. Não sei quanto a você, mas esse tipo de coisa sempre me fez mal e agora eu tenho decidido me afastar por respeito ao meu próprio bem estar.
  8. Alimentar-se bem: atente melhor para as coisas que você está comendo e os sentimentos que elas geram. Por muito tempo eu comi muito mais por ansiedade e depressão do que por fome. Não, não é fácil mudar a nossa cabeça rápido, mas eu tenho tentado mudar isso com um passinho de cada vez.
  9. Meditar: tenho encontrado muita paz e tantas respostas com as meditações e a cada dia me sinto melhor. Falei um pouco nesse post sobre isso. E não, não são só os iluminados Jedis que conseguem meditar, acredite em mim. haha
  10. Agradecer. Sempre, todos os dias, em todos os lugares. Sempre bato nessa mesma tecla porque foi algo que mudou a minha vida de verdade. Agradecer muda a nossa percepção da vida e nos conscientizamos de quantos presentes recebemos todos os dias. Sugiro que você faça um caderno da gratidão, é maravilhoso!
E você o que faz pra se tratar melhor? Tem oferecido o amor que realmente merece? Se não, comece quando achar que deve. O momento de começar é sempre quando o nosso coração pede.
Boa semana!

Continue na trilha

2 comentários

  1. Que listinha mais amor Vi! Sempre tive vontade de comprar esse livro de colorir. Eu sempre gostei muito de desenhar e pintar quando mais nova, artes era minha matéria preferida. Mas nunca de fato cheguei a pesquisar porque sabia que no fundo eu compraria e deixaria o livro de lado.

    Acho que é normal a gente deixar de fazer e até mesmo gostar (ou substituir) algo que a gente faz. Mostra que estamos em constante mudança e acho isso bom. Às vezes a gente toma caminhos ruins, mas acho que tudo faz parte do nosso crescimento pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Claudinha! ❤
      Sim sim! E é maravilhoso isso de poder sempre mudar, descobrir e redescobrir coisas que nos fazem bem deixando pra trás o que não tem mais nada a ver conosco.
      Às vezes os caminhos que achamos ruins foram o único jeito de a gente aprender alguma lição na época, num é? haha
      Beijos!

      Excluir

Me diz o que você achou desse post? :D