Morning Pages: mais criatividade e leveza

setembro 10, 2018


Deixa eu te contar sobre essa maravilhosidade que comecei a experimentar mês passado.
A primeira vez que vi essas tal de Morning Pages foi em um post da Maki. E fiquei bastante interessada, mas não tive aquele impulso de tentar sabe?
Pesquisei bastante e vi várias pessoas falando do quanto maravilhoso era esse método pra estimular a criatividade criado pela Julia Cameron.
Eu não vou negar que não coloquei fé que algo tão simples fosse capaz de fazer grandes mudanças. Sim, eu mesma, uma pessoa que ama escrever não acreditei no poder da escrita.
Eu sempre tive diários, agendas, mas era algo mais elaborado pra registrar as sofrências e as felicidades da vida.
Essa proposta nova de escrita livre despertou a minha curiosidade e resolvi pagar pra ver. Comprei um caderno e lá fui eu começar a nova técnica mirabolante.

Mas o que é essa tal de Morning Pages???

Traduzindo fica algo como "páginas matinais".
Pelo que eu entendi, de um modo bem resumido e direto: você acorda e senta em frente ao seu caderno (pode digitar também, ok?) e escreve 3 páginas todos os dias. Isso mesmo, não vale trapacear, tem que ser todo dia.
Não tem muita regra, o importante é soltar ali no papel, ou na tela caso você prefira o teclado, tudo que vier na sua cabeça, sem medir, sem se preocupar com concordância, acento, parágrafo, letrinha bonita. Só vai!
No começo é normal ficar meio "tá o que eu escrevo?". Escreva isso já pra começar! Afinal você pensou nisso, certo?
Comentei com uma amiga dia desses que eu sabia que pensava muita coisa, mas como é supreendente o que vai vindo enquanto estamos ali dispostos a escrever. E é libertador. Um peso que some das nossas costas assim que fechamos o caderno e vamos encarar um novo dia.

E isso é bom mesmo?

Acho que já deu pra perceber que tô bem encantada. Pra mim está sendo ótimo!
Desde o primeiro dia eu já senti uma diferença gigantesca na minha mente, ela simplesmente estava vazia em várias partes do dia.
Ué, mas isso não é pra estimular a criatividade e você tá feliz porque a mente estava vazia???
Espera que eu explico!
Minha mente é muito ultra mega hiper power acelerada e mesmo com meditação são trocentos pensamentos que eu não dou conta de processar.
Muitas vezes a minha cabeça até dói de pensar. Pode parecer meio doido isso, mas é a verdade! Juro! haha
Organizar as coisas aqui dentro dessa caixa pensante é meio complicado com toda essa aceleração. E eu tenho conseguido ter mais leveza e paz nos meus pensamentos e ideias. Num está mais a bagunça que era antes. Tanto que os posts aqui tem sido muito mais fáceis de serem criados.
Não é só uma ferramenta pra estimular a criatividade, é uma maravilhosidade para o nosso auto conhecimento também. Descobrimos que tem muito mais coisas guardadas no nosso subconsciente do que imaginávamos.

E você aí, já conhecia as Morning Pages? Pretende começar?
Boa semana!

Continue na trilha

4 comentários

  1. Pra ser sincera eu nunca pensei em escrever essas morning pages, mas seu post me fez pensar no assunto rs. Acho que é uma ótima forma de liberar a mente de tanto conteúdo.

    Ah e adorei a arte da fotinho Vivi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi um achado, Claudinha! Mudou meus dias haha
      Ahhhh fiquei tão feliz de saber que gostou! ♥

      Excluir
  2. Oi Vivi! Nossa, eu já ouvi falar sobre esse morning pages, mas nunca me arrisquei a fazer. Nos primeiros dias deve ser um pouco mais complicado porque não estamos acostumados né? Mas depois acho que deve ser beeeem interessante. Até pra fazer uma "retrospectiva" tempos depois.

    Um beijo!
    Renata | http://rivieredusouvenir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! É muito interessante sim, Renata! Estou adorando essa rotina com os meus escritos e tem me ajudado muito. Estou recomendando direto haha ♥
      Beijos!

      Excluir

Me diz o que você achou desse post? :D