elogios e comentários desnecessários sobre o corpo do outro

by - junho 28, 2019


Como já contei aqui no blog eu sempre fui alvo de piadinhas quando era pequena por ser gorda.
E passei uma vida inteira fazendo dietas malucas e cheguei ao ponto de não beber água porque no meu desequilíbrio emocional ela engordava já que era só um número da balança que importava.
Curiosamente esse momento em que estive na pior fase da minha vida eu estive relativamente magra e ouvia elogios sobre o quanto eu havia emagrecido, sobre a tal "força de vontade e dedicação".
E na verdade eu estava era profundamente feliz, me achava horrível e passava fome para caber em roupas porque eu queria usar o que todo mundo usava (roupas que acho horríveis hoje em dia diga-se de passagem).
Mas isso não importava.
As pessoas diziam que eu estava mais bonita e, mesmo não sentindo isso, era uma espécie de compensação. Um "docinho" pro ego que queria atenção claramente.
Toda vez que eu vejo um comentários no Instagram do tipo:

  • "você tá magra, que linda!" imagino que a pessoa associa magreza a beleza e, ok, os padrões nos ensinaram e reforçam isso, mas essa mesma pessoa inconscientemente ou inocentemente pode estar contribuindo para o distúrbio alimentar, por exemplo.
  • "tá precisando engordar hein, tá muito magra" ou "você está engordou! devia fechar a boca" eu me pergunto o porquê dessa necessidade de julgar o corpo do outro e ter que comentar. E a resposta é bem simples: não existe um porque.
Eu aprendi que se você não pode comentar algo que faça alguém se sentir melhor, então é melhor você ficar quieto pois sua fala é totalmente desnecessária.
Elogios são bem vindos, sim, mas somos seres humanos dotados de infinitas qualidades que podem ser apreciadas e elogiadas.
Não somos só um corpo.

continue na Trilha

0 comentários

Me diz o que você achou desse post? :D