sobre o medo de dizer "não" aos outros

by - junho 14, 2019


Quem de nós gosta de ouvir um não?
A gente não aprender a ouvir e muito menos a dizer não.
Dói ouvir e dói dizer também. Nos sentimos mal em negar algo e por que isso?
Parece que soa até arrogante falar: não vou porque eu não quero.
No lindo e comumente distorcido mandamento "ame ao próximo como a ti mesmo" somos ensinados a amar mais aos outros e fazer de tudo para que sejam felizes e nos esquecemos do que nosso coração quer.
Dizemos sim querendo dizer não e assim vamos cedendo.
Vamos a festas que não queremos, convivemos com pessoas que não queremos, aceitamos empregos que não queremos... tudo pra agradar aos outros e dizer sim para eles. E o nosso sim? Nunca chega.
Olhando pra trás em todas as vezes que eu disse sim e o que eu queria era falar não, ou eu estava sendo guiada pelo medo de perder alguém na minha vida ou porque me colocava demais no lugar do outro e pensava: ah o que que custa fazer esse sacrifício, né? e se fosse comigo?
O problema é que, sim, custava, e custava muito.
Quando eu ía q festas, cinema ou reuniões por não querer dizer não, tudo era um simplesmente um porre.
O motivo? Simples: eu não estava ali porque eu queria estar.
Quando comecei a perder o medo de ouvir um não e, também, o medo de perder as pessoas, eu comecei a dizer ele com muito mais facilidade.
Não vou a festas que não quero, não falo com ninguém só por educação, não uso roupas que alguém me deu e eu odiei, não guardo mais tranqueiras que ganho e não se parecem em nada comigo.
A gente muda e isso é fantástico e o que eu aprendi até hoje é que:

  1. Quem nos respeita entende nosso não: e vai preferir ver a gente feliz do que fazendo algo obrigada e são esses que valem a pena ter na nossa vida. Os mimados a gente larga pra lá, ok?
  2. Dizer não também é auto respeito: é se colocar em primeiro lugar e isso não é errado, é sinal de amor a nós mesmos
  3. Qualidade de tempo é amor: uma coisa curiosa é que quando a gente aprende a dizer não o nosso sim começa a valer muito mais e as pessoas sabem que o nosso sim é 100% e o que vamos entregar a elas de nossa atenção e tempo, que são preciosos, também será 100%.
  4. Nós também precisamos aprender a ouvir não e respeitar as escolhas dos outros: quem não consegue dizer não dificilmente consegue ouvir e encarar como natural. E onde fica o tal amor que dizemos sentir? Amor é entender e respeitar as escolhas de quem amamos ainda que estas não sejam a que nós faríamos.
Eu não quero dizer que é pra sair dizendo não pra tudo e todos pra se firmar ou pra ser do contra. Isso é bem diferente. Estou propondo o exercício de se perguntar: até quando eu vou dizer sim para os outros enquanto estou dizendo não pra mim?
Boa semana. 💖

continue na Trilha

0 comentários

Me diz o que você achou desse post? :D