Sororidade nos Games

by - setembro 20, 2019


A gente ouve muito sobre sororidade hoje em dia e isso é maravilhoso. Mas o que é isso? Pra ser sincera até bem pouco tempo atrás eu nem sabia que essa palavra existia.
Sororidade é a aliança entre mulheres onde uma dá suporte a outra, incentiva, é um apoio assim como irmãs que somos. 
Os jogos online, que eu frequentei por mais de três anos, são ambientes onde lemos e ouvimos muitas piadas idiotas e machistas o tempo inteiro.
Os homens zombam da nossa capacidade? 
Sim, somos desencorajadas o tempo todo.
Os homens querem que sejamos as "healers" (curandeiras) deles pra que eles sejam os guerreiros bambambans dos jogos?
Sim, muitos deles. Conheci vários assim.
Eles não nos querem com autonomia, eles querem alguém que dependa deles.
Conhece homens assim na vida real? Pois é, nos jogos eles também existem aos montes.
Parece que estão constantemente querendo nos fazer acreditar que precisamos deles pra tudo. O que, nem de longe, é verdade.
Quando comecei a jogar (e no tempo todo que eu joguei praticamente) ouvi que eu era fraca e que eu não podia fazer nada sozinha.
Ouvi que os jogos que eu jogava não eram jogos de "mulher de verdade" e eu deveria jogar jogos de tiro. (e eu detesto jogos de tiro). 
Ouvi, também, que que eu não era muito boa em nada no jogo e era "meio" estabanada nas missões.
Eu vi as minhas sugestões copiadas descaradamente por homens assim como minhas ideias foram totalmente ignoradas diversas vezes porque a voz de um homem valia mais.



E, como se não bastasse tudo que a gente atura dos homens, muitas vezes ainda há competição entre as próprias mulheres e isso nos deixa mais desmotivadas a continuar jogando.
Por que? Pra que?
Não seria tão mais fácil se nesse mundo hostil nós nos uníssemos pra vencer essas picuínhas?
Mas deixa eu falar uma coisa... eu também ouvi, do meu querido irmão caprica, e meu grande mentor nos jogos online: "seja forte e tenha tudo o que precisar pra não depender de ninguém nunca!"
E assim eu fiz. 
(Ou pelo menos eu tentei! haha)
Não dependo de ninguém, assim como ele me ensinou, mas tem fases nos jogos (e na vida) que a gente não consegue passar sozinha e foi aí que eu tive a chance de curar ainda mais a minha dificuldade em pedir ajuda.
Eu não dependo, mas nessa caminhada eu percebi que é bom caminhar sozinha, mas quando eu estou com minhas amigas as missões são mais fáceis e que juntas somos muito mais fortes e tão boas quanto os homens.
E é assim é na vida real também.
É preciso que a gente estenda as mãos para as mulheres pra acabar com essa competição ridícula entre nós. 
Somos mais fortes quando caminhamos juntas na vida e, também, nos jogos.

Aquela arqueira "estabanada" que não era boa em nada um dia chegou no topo de um servidor. O meu arco foi o número 1 durante alguns momentos.
Quando eu vi aquilo nem conseguia acreditar, mas era real.
Eu não cheguei sozinha. 
Eu cheguei lá com a ajuda de todas que me estenderam a mão, que me ajudaram, que me ensinaram e que me ajudaram a acreditar que eu conseguiria ser boa um dia.
Foi com a ajuda delas e por elas e foi, também, por todas as que foram humilhadas alguma vez e escolheram não continuar.
Nós podemos muito mais do acreditamos e do que nos querem fazer acreditar.
Precisamos despertar e ver isso. 💖

Ah! E as imagens desse post são da Sunne, uma dessas amigas que me ajudaram a entender que a sororidade pode existir em jogos online também. 👸

continue na Trilha

0 comentários

Me diz o que você achou desse post? :D