Benefícios da Meditação

by - outubro 02, 2019


Entre aprendizados e recomeços sigo meditando.
Faz um tempo que comecei a praticar e ainda continuo aprendendo mais e mais sobre essa maravilhosidade.
Quando eu escrevi sobre a meditação lá em 2016 era tudo muito novo pra mim e em 3 anos eu fui me familiarizando com ela.
Aos poucos eu fui aprendendo "segredinhos" para silenciar mais a mente na hora das práticas e um deles foi prestar atenção na minha respiração.
Eu gosto do silêncio pra me reconectar comigo mesma, mas também gosto das meditações guiadas. Ambas são muito úteis e ótimas para mim.
Com o tempo fui percebendo algumas melhorias:

  • Menos estresse: teve uma época que eu estava com um estresse tão medonho que qualquer coisa por menor que fosse já virava um caos e me irritava muito. Eu "explodia" com coisas mínimas e hoje eu estou bem melhor.
  • Adeus a insonia: o meu sono melhorou muito, ainda mais no último mês que foi quando eu comecei a realmente ter uma dedicação maior a meditação. A insônia hoje passa bem longe de mim.
  • Menos ansiedade: isso melhorou muito! A meditação me ajuda a voltar para o momento presente quando eu começo a divagar demais sobre o futuro.
  • Menos pensamentos negativos: a mesma coisa da ansiedade, quando eu medito e volto a minha atenção pro agora os pensamentos vão sumindo. A cada respiração eles ficam cada vezes mais distantes até que somem e eu consigo o silêncio.
  • Menos discussões: já fui bem brigona, o tipo que não leva desaforo pra casa, mas hoje, em 95% dos casos, eu olho a situação e penso: ah quer saber? não vou perder meu tempo, vou é meditar que eu ganho mais.

Como eu gosto sempre de dizer todos podemos meditar basta dar o primeiro passo.
Não é preciso se cobrar uma mente vazia e zen na primeira tentativa e nem na milésima.
A gente (vamos excluir os iluminados dessa lista, ok?) tá cheio de lixo emocional acumulado e eles vão vir. E está tudo bem! Nós somos humanos!
Tem dias que a gente dorme no meio das meditações. Isso também é normal!
Os pensamentos vem, mas o importante é não desistir ou achar que está fazendo errado.
Basta lembrar que nós somos céus e os pensamentos são como nuvens.
Quando um pensamento chega durante a meditação a gente não questiona e nem se apega ele, a gente simplesmente tem que treinar pra deixar ele só passar por nós e não ficar.

continue na Trilha

0 comentários

Me diz o que você achou desse post? :D