Pequenas dicas que tem me ajudado a lidar com a Ansiedade

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Esses dias estão sendo fáceis e muitos de nós estão enfrentando ansiedade em níveis alarmantes.
É uma onda de pressão muito grande e isso tem deixado nossa energia baixa.
Não é só sobre saúde física, é saúde mental também.
Aqui deixarei uma lista de algumas das coisas que tem me ajudado a lidar com a ansiedade neste momento e que talvez cheguem a alguém que leia esse post.

Alimentação Saudável

A ansiedade faz a gente muitas vezes procurar alimentos que não são saudáveis e nessa situação eu é que não sou nenhum exemplo de como se alimentar porque se eu acordo com vontade de comer uma bacia de salada ótimo, se quero comer batata frita, ótimo também porque o importante é a gente se acolher.
Os alimentos saudáveis nos dão mais energia, saúde e disposição, afinal não adianta cuidar nem só do físico e nem só do emocional. Na minha opinião o que conta é aliar os dois.

Controle de Informação

Eu sempre separo um momento do dia para ler as notícias e não me aprisionar ao celular o dia todo procurando e verificando a cada minuto o que está acontecendo no planeta porque não há saúde mental que aguente.
Os jornais eu simplesmente abandonei já fazem alguns anos. E nesse novo desafio que estamos enfrentado o tempo que eu separei pra isso é 5 minutos por dia que é o que eu "aguento" sem me deixar ser engolida pelas notícias e nada mais.
Precisamos lembrar que também estão acontecendo milhões de coisas boas e prova disso é o Razões para Acreditar que todos os dias nos fazer literalmente acreditar que o nosso mundo continua cheio de pessoas maravilhosas fazendo o bem.

Ler e Escrever

Já até dei a dica aqui do planner da positividade que eu estou fazendo nessa quarentena onde registro minhas.
Vale também usar as morning pages pra descarregar todos os sentimentos e tudo o que se passa na cabeça já pela manhã ou mesmo a noite antes de dormir para repousar com a sensação de que jogou tudo fora, sabe?
O importante é não deixar tudo aí dentro do seu coração. Desabafe com o papel, ele é um ótimo amigo eu garanto!

Meditar

Eu preciso bater nessa tecla de novo porque não tem jeito. É uma conexão forte com a gente mesmo e curativo e maravilhoso estar ali em um momento só nosso.

Focar no que eu realmente posso fazer

Exatamente assim que eu tenho feito todos os dias.
Primeiro faço uma lista bem realista do que está ao meu alcance agora sem entrar na neura me cobrar demais pra ficar frustrada depois.
Tem dia que a gente tem energia pra limpar a casa toda e tem dia que lava a louça e olhe lá.
Pra muitos no mundo tem dias que levantar da cama e tomar o café já é uma vitória.
Tudo conta!

Duvidar e checar fontes

Não acredite em tudo que você lê. Procure por fontes confiáveis que possam dar informações que estejam de acordo com a realidade sem sensacionalismo desnecessário.
Precisamos nos informar para saber como lidar com a situação e não para nos tornarmos desesperançosos.

Chás

Isso pra mim é quase um ritual: a hora do chá.
Eu preparo o chá pra mim com todo o carinho, como um presente. Sento no meu quarto com meu cachorro e fico lá apreciando o momento presente.
Além, claro, das propriedades de cada chá que nos ajudam muito camomila nessas horas é um grande aliado.

Mantras

Eu amo mantras e tenho sempre a minha playlist preparada pra todas as horas. É uma injeção de energia que eu recebo a cada vez que ouço e o meu coração fica sempre em festa.
Mas no lugar de mantras é claro que cada um pode ter a sua playlist de músicas alegres, por exemplo.
A música, como tantas outras formas de arte, é um presente para a nossa alma e nós só precisamos nos permitir sentir.

Mudar de assunto

Essa dica é ótima principalmente quando você está ótimo no seu canto quieto e sempre tem aquele pessimista inveterado que vem te encher a paciência com notícias catastróficas.
Eu não dou mais palco pra isso. Sinceramente.
Tento logo dar um jeito de mudar de assunto e quando eu vejo que a pessoa já é aquele tipo que chega com o spray da negatividade espalhando pra todo lado já saio é de perto.

Espero que as dicas ajudem de alguma forma.
Fiquemos bem!
Tudo passa!💖

Um comentário

  1. Adorei as dicas Vivi! Também sinto isso com relação às notícias. E escrever é uma das coisas que mais gosto. Me ajuda muito a não pirar. Estou tentando meditar, mas confesso que ando pulando alguns (vários) dias rs Mas sem a meditação eu percebo que a minha ansiedade aumenta...

    Espero que esteja tudo bem por aí ♥

    ResponderExcluir

Me diz o que você achou desse post? :D